Lisboa, a cidade das sete colinas, é para se admirar de camarote. E são vários os mirantes espalhados sobre ela: cada um com uma vista particular, todos eles com uma paisagem encantadora.
A capital portuguesa surpreende vista de cima. E é igualmente linda quando se revela por entre suas ruelas históricas, as bem conservadas calçadas de paralelepípedo em preto e branco, os azulejos que colorem as paredes e os tantos caminhos ladeira acima para ouvir o Fado e abaixo para viver o agito do dia a dia de uma metrópole europeia.
Um dos destinos internacionais mais desejados pelos brasileiros, Lisboa oferece a facilidade do idioma e preços mais acessíveis se comparados ao de outras cidades do continente europeu.
Mas não é só isso. O clima é agradável, as atrações são para todos os públicos, a gastronomia faz qualquer um se esquecer da dieta, as ruas são cheias de vida e arte. E como se não fosse o bastante, o destino tem ainda uma luz única. Bastará um fim de tarde em dia ensolarado para você se apaixonar por Lisboa.
Cada vez mais moderna e aberta aos visitantes de todo o mundo, a capital portuguesa é ainda nostálgica. Uma cidade que mira o futuro sem perder a sua identidade. Basta entrar em uma tasca (pequeno e tradicional restaurante que serve comida típica), ouvir a primeira piada – ou alfinetada – bem ao estilo português, participar de algum dos tradicionais festejos de junho, sentir o cheiro de sardinha na brasa e espiar os varais, com as mais íntimas roupas expostas diante das janelas, para saber que o turismo chegou. E veio com tudo. Mas a autenticidade lisboeta se manteve.
Na Alfama está a essência; na Baixa, a vitalidade e, no Bairro Alto, a boemia. O Parque das Nações é a cidade moderna, das esplanadas e atrações tecnológicas. E no extremo oposto, geográfico e metafórico, está a Lisboa das navegações: o bairro Belém, onde o Tejo divide paisagem com monumentos históricos tombados pela Unesco.
Cada bairro traz a sua característica e a boa notícia é que é possível se deslocar facilmente entre eles, seja a pé, de metrô, autocarro ou eléctrico, como são chamados o ônibus e o bondinho por lá. Prepare-se para bater perna até se cansar - mas sem nem reclamar, já que em Lisboa o caminho sempre compensa.
Percorra a Lisboa medieval, volte ao tempo do império ultramarino, mas também não deixe de aproveitar os centros culturais, festivais de música e belos projetos arquitetônicos. Invente ainda uma premiação própria: saia pela cidade em busca do melhor pastel de nata e do mais saboroso bacalhau - uma missão pra lá de saborosa.
E no fim do dia, depois de tanto se perder por suas ruas, encontre um novo mirante para admirar o brilho da capital portuguesa. E se apaixone por Lisboa mais uma vez.
Para descobrir Lisboa e todo seu encanto fale conosco.
Comments